sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VIII SEMANA DE ECONOMIA DOMÉSTICA (VIII SEMED)



APRESENTAÇÃO
A VIII SEMANA DE ECONOMIA DOMÉSTICA (VIII SEMED) visa congregar estudantes, docentes e profissionais de Economia Doméstica para troca de experiências e conhecimentos sobre Espaços de Formação e Atuação do Economista Doméstico.
Fará parte da programação da VIII SEMED o “VIVENDO UM BOM ENCONTRO NA ECONOMIA DOMÉSTICA II: ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO” com a apresentação de trabalhos de estudantes de Economia Doméstica (Ensino, Pesquisa e Extensão) apresentados em pôsteres nos Encontros Universitários 2010.
Teremos ainda oficinas temáticas e momentos culturais regados à música, que proporcionarão enriquecimento pessoal e profissional aos participantes.
PROGRAMAÇÃO
22 DE NOVEMBRO (Segunda-Feira)
08h00min - Credenciamento
08h30min - Café com música – Homenagem ao dia do Economista Doméstico
09h00min - Mesa de Abertura – Espaços de Atuação do Profissional de Economia Doméstica
12h00min - Almoço livre
14h00min - “VIVENDO UM BOM ENCONTRO NA ECONOMIA DOMÉSTICA II: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO”
Apresentação de trabalhos em pôsteres
Iniciação a Docência
Monitora de Projetos
Iniciação acadêmica
Iniciação Científica
Extensão
Programa de Educação Tutorial
Relatos de Experiências Acadêmicas

23 DE NOVEMBRO (Terça-Feira)
08h00min - Cafezinho com música
8h30min – 18h00min – OFICINAS TEMÁTICAS
1.       Arte e Criatividade com retalhos
2.     Aproveitamento Integral de Alimentos
3.     Planejamento Financeiro
4.     Produção de Trufas
5.     Consumo e Meio Ambiente
6.     Sexualidade e Gênero

18h00min – Fim de tarde musical
Confraternização
Encerramento Semestre 2010.2
Sorteio de Brindes e Rifas

*Programação sujeita a alterações*

INSCRIÇÕES

Em novembro
De 08h às 11h e 14h às 17 HORAS
Na coordenação do curso de Economia Doméstica ou no site do GEPED

Inscrições para as Oficinas
ESTUDANTES: R$ 5,00
PROFISSIONAIS: 10,00

-  Interessados em participar da organização procurar o geped.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SEMINÁRIOS: REFLEXÕES METODOLÓGICAS

Resumos Encontros Universitários 2010


A metodologia de seminários é uma estratégia de ensino/aprendizagem eficaz, por fazer o aluno ir além dos limites da sala de aula e aprofundar-se em diversos assuntos. Logo, incentiva-os a um posicionamento crítico sobre o assunto estudado. Estas reflexões visam identificar os seminários como um processo avaliativo dos graduandos, uma vez que não estará em avaliação somente o conhecimento superficial do que está sendo cobrado pela matriz curricular, mas possibilitará que ele exercite e que se avaliem outras habilidades como: pesquisar, planejar atividades, executar projetos, administrar tempo e recursos. Para aqueles que nunca falaram em público e nem tem prática em oratória, os seminários também servirão para ajudá-los no desenvolvimento de sua comunicação consigo e com o mundo. Ultrapassando a teoria, incita a visualização de sua colocação junto à sociedade como um profissional capaz de estimular discussões e debates, independente da qualificação. O conteúdo exposto através de seminários permite uma maior receptividade e aprendizado, tanto para aquele que o apresenta como para o que o apreende. Provoca uma troca de conhecimentos e facilita a obtenção de técnicas próprias de oratória. Através de depoimentos de docentes e graduandos ficou evidente a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre a metodologia de seminários, para qualificar melhor os graduandos como autores e protagonistas de opiniões. Além disso, é posto em destaque que esta metodologia é importante para formar profissionais mais conscientes, mais estudiosos e mais desenvoltos. A eficácia deste método reside no fato de ela forma e não apenas informa. Estas reflexões se constituem em uma ação desafiadora aos graduandos, incentivando-os a desfrutar deste método no decorrer de sua formação, respeitando o posicionamento de cada um e evidenciando o resultado positivo, principalmente para o desenvolvimento pessoal.
AUTORA: ALINE DO LIVRAMENTO DOS SANTOS

alineliv_santos@yahoo.com.br

CO-AUTORA: SARAH NOBRE DE MENEZES

xarinha_nm@hotmail.com

GEPED: FORMANDO PARA A CIDADANIA


O GRUPO DE ESTUDOS E PRODUÇÃO EM ECONOMIA DOMÉSTICA (GEPED): UMA NOVA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS EM EONOMIA DOMÉSTICA

Resumos Econtros Universitários 2010


Área: Ciências Agrárias

Orientador: Sande Maria Gurgel D'Avila

Autor Principal: Maria Zilvânia Pereira da Silva

Co-Autores: Ana Cristina Matias Aragão



Resumo:

O Curso de Economia Doméstica da UFC proporciona uma formação generalista e multidisciplinar e enfatiza conhecimentos técnico-científicos das áreas de saber relacionados ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, famílias e grupos sociais. Com a criação do GEPED os estudantes têm a oportunidade de vivenciar durante a sua vida acadêmica experiências de ensino, pesquisa e extensão contribuindo assim para o fortalecimento da formação e aprendizagem dentro das áreas temáticas do curso. É importante também para a valorização e motivação dos estudantes, a partir dos contatos estabelecidos com os profissionais de Economia Doméstica e sua atuação no mercado/mundo do trabalho. O contato com essa realidade é estabelecido através da leitura de artigos de profissionais da área e da escuta de relatos de experiências de profissionais que acontecem durante os seminários promovidos pelo GEPED. A visão de mundo também é ampliada através da apresentação de temas de interesse geral, momentos em que toda a comunidade acadêmica é convidada a participar. No período 2010.1 o GEPED promoveu 10 seminários com a participação de profissionais de Economia Doméstica com atuação em ensino, pesquisa e extensão na academia e fora dela; além de profissionais de áreas afins. Com os resultados positivos obtidos em 2010.1 o GEPED está programando os seminários para 2010.2, com a apresentação de novos temas, com a participação de órgãos dos governos estadual e municipal para discutir a importância da inclusão e atuação do profissional de Economia Doméstica em projetos, programas e ações de políticas públicas. Diante disso ressaltamos a importância da continuidade e crescimento desse grupo não só para estudantes recém ingressos, e sim para todos em qualquer período, pois esta experiência tem se mostrado muito positiva para a formação e para a busca da excelência no curso de Economia Doméstica.


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

VISITAS TÉCNICAS: APROXIMAÇÃO DO ESTUDANTE COM A REALIDADE PROFISSIONAL DO ECONOMISTA DOMÉSTICO

resumos Encontros Universitários 2010

A disciplina Fundamentos de Economia Doméstica, ministrada no primeiro semestre do Curso de Economia Doméstica, tem como objetivo, levar aos alunos que estão ingressando conhecimentos sobre a história e a origem do curso e sua evolução. Esclarece ainda sobre as áreas de atuação do economista doméstico. Uma das atividades programadas é a realização de visitas técnicas em locais de atuação do profissional para que os alunos possam obter maiores esclarecimentos sobre o exercício da profissão no mercado/mundo de trabalho. Dessa forma, os estudantes são divididos em grupos de quatro ou cinco alunos, indicando para cada equipe duas visitas em diferentes locais/áreas de atuação do profissional. É proposto aos estudantes a aplicação de entrevistas, a utilização de câmeras fotográficas e filmadoras para registrar as visitas com depoimentos, fotos e filmagens para que as informações possam ser apresentadas em sala de aula para os demais grupos em forma de seminários. Os locais visitados foram supermercados (Mercadinho São Luiz, Zezão), restaurantes (Universitário Benfica, Parque Recreio), cozinhas industriais (SERLARES), instituições de assistência social à criança (IPREDE), posto de saúde, programas e projetos de extensão (Projovem, Residência Agrária). Concluímos que estas visitas proporcionaram uma visão mais ampla da atuação do profissional, favorecendo à turma de Fundamentos de Economia Doméstica um direcionamento para à área de estudos específica do curso que cada qual almeja aprofundar.


ALANA NUNES DE ALMEIDA (1º autor)

Ana Fabíola de Sousa de Oliveira

Amanda Rodrigues Leal

Amanda.lleal@hotmail.com

GRUPO DE ESTUDOS E PRODUÇÃO EM ECONOMIA DOMÉSTICA (GEPED): FORMANDO PARA A CIDADANIA

RESUMOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2010
XIX Encontro de Iniciação à Docência



Área: Ciências Agrárias

Orientador: Sande Maria Gurgel D'Avila

Autor Principal: Ana Cristina Matias Aragao

Co-Autores: Maria Zilvania Pereira da Silva



Resumo:

O Grupo de Estudos e Produção em Economia Doméstica (GEPED) realizou durante o Semestre 2010.1 dez seminários que abordaram temas de interesse para os estudantes do Curso de Graduação em Economia Doméstica, bem como para toda a comunidade acadêmica. Os temas abordados foram: Elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão; Relato de experiências e das atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF), Laboratório de Estudos sobre Políticas Públicas (LEPP); Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa Residência Agrária; Pedagogia de Paulo Freire; A atuação do profissional de Economia Doméstica em programas e projetos Sociais – PROJOVEM e Instituto Joazeiro; O papel do Economista Doméstico na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Normalização de trabalhos científicos; A atuação dos profissionais de Economia Doméstica em redes de supermercados; Políticas públicas para as mulheres: enfrentamento da violência doméstica. O último seminário abordou a importância de os estudantes viverem a universidade em toda a sua riqueza de experiências de ensino, pesquisa e extensão. Os resultados obtidos são de extrema importância, uma vez que a participação maciça dos estudantes recém-ingressos na UFC proporcionou um maior compromisso com o curso e com a Universidade. Vale ressaltar que o grupo demonstrou uma grande capacidade de trabalhar em equipe e para planejar e executar atividades de estudo e extensão, além de demonstrar uma maior compreensão acerca da atuação do profissional em Economia Doméstica. A culminância de todos os seminários acontece através da elaboração de uma publicação com todos os textos produzidos pelos palestrantes que receberá provisoriamente o título SEMINÁRIOS GEPEDIANOS 1. Os seminários representaram um ganho significativo em termos de integração do grupo e de difusão e apreensão de conhecimentos gerais e específicos.