quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dúvida do Vestibulando

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ECONOMIA DOMÉSTICA E SERVIÇO SOCIAL?

Essas duas formações têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de indivíduos e comunidades, e, por isso, muitas vezes esses profissionais trabalham juntos. A diferença é que Economia Doméstica planeja e executa programas sociais lidando principalmente com famílias, para ensinar e auxiliar na adoção de novos comportamentos nos mais variados setores, como alimentação, habitação e educação do consumidor. O profissional formado em Serviço Social formula e implementa propostas para solucionar questões sociais por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de ONGs e de movimentos sociais.

O mercado de trabalho

O mercado está aquecido para o economista doméstico trabalhar em extensão rural, em cooperativas de crédito para pequenos produtores rurais, em empresas privadas e em órgãos públicos. Além disso, há possibilidade de vagas no ramo alimentício, como restaurantes, cozinhas industriais, supermercados, empórios e cafés. A principal atribuição do profissional é conduzir o preparo e a higiene dos alimentos e fiscalizar a qualidade final dos produtos. Ele se responsabiliza também pelo controle das receitas e pela gestão financeira desses estabelecimentos. Outro nicho de oportunidades está em hotelaria hospitalar, para atuar na coordenação de lavanderias. O economista doméstico é requisitado ainda por cooperativas em geral, nas quais trabalha como consultor de investimentos, e por ONGs, para atuar no desenvolvimento de projetos de educação do consumidor, planejamento de renda familiar, comunidades carentes e desenvolvimento humano. "A mídia fala muito em orçamento familiar, por isso tem crescido a procura tanto de particulares como de empresas que querem um profissional para orientar seus funcionários a não se endividarem", explica Ana Lídia Coutinho Galvão, coordenadora do curso de Economia Doméstica da UFV, em Minas Gerais. Na área pública, há oportunidades em secretarias de Saúde, prefeituras e creches, que contratam por meio de concursos. A maioria das vagas se concentra fora das capitais, em estados do Sudeste (Minas Gerais e Rio de Janeiro), Nordeste (Ceará e Pernambuco) e Sul (Paraná).

Salário inicial: R$ 1.654,00 (professores de escolas agrícolas, 24 horas mensais; fonte: Conselho Regional de Economistas Domésticos, CRED II, do Espírito Santo).

Nenhum comentário: