terça-feira, 5 de maio de 2009

XX CONGRESSO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

O XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA DOMÉSTICA acontecerá em Fortaleza, Ceará, Brasil, no período de 14 a 19 de setembro de 2009. Junto ao Congresso teremos o VIII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA DOMÉSTICA e o I ENCONTRO INTERCONTINENTAL DE ECONOMIA DOMÉSTICA.

O I Congresso Brasileiro de Economia Doméstica foi realizado em Viçosa, Minas Gerais, em 1962; o II em 1968, em Belo Horizonte; o III em 1974, em Piracicaba e o IV em 1977 novamente em Viçosa. A partir de 1977 os congressos passaram a acontecer a cada dois anos promovidos pela ABED – Associação Brasileira de Economistas Domésticos e realizados pelas seções da ABED com o apoio dos Departamentos de Economia Domésticas das Instituições de Ensino Superior.

O I Encontro Latino-Americano aconteceu em 1995, juntamente com o XIII Congresso em Pelotas, Rio Grande do Sul.

Em 2009, juntamente com o XX Congresso e VIII Encontro estaremos realizando o I ENCONTRO INTERCONTINENTAL DE ECONOMIA DOMÉSTICA. A motivação para isto aconteceu em virtude das comemorações dos 100 anos de criação da Federação Internacional de Economia Doméstica. Esta inclusão tem por objetivo ampliar as discussões sobre a formação e a prática profissional em âmbito mundial, a partir da visibilidade das discussões que aconteceram durante o XXI Congresso Mundial de Economia Doméstica, na Suíça, em 2008.

A concretização do XX Congresso Brasileiro de Economia Doméstica se traduz em uma ocasião ímpar para oportunizar a confraternização de profissionais e estudantes de Economia Doméstica, a divulgação da produção científica, bem como, para planejar ações conjuntas para o fortalecimento da profissão.

O tema do XX CBED é “Família e Economia Doméstica: Reflexões, Perspectivas e Desafios” sob o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. O propósito é refletir sobre a reafirmação de tomar a família como objeto de estudo, não para nos aprisionar no espaço privado da casa ou em um conceito engessado e sim, trabalhando a diversidade e a multiplicidade de forma individual e coletiva, para o alcance da autonomia e bem-estar dos seres humanos, favorecendo a (re) construção de um mundo sustentável. Enseja também o desejo de refletir sobre a Economia Doméstica como campo de estudo e como profissão, analisando seu percurso para firmar sua atuação de forma consciente, competente e efetiva, projetando o futuro com metas realistas e condizentes com uma sociedade mais justa e sustentável.

Esperamos que o XX CBED seja vivido com intensidade por todos os profissionais e estudantes de Economia Doméstica numa troca de saberes, conhecimentos, experiências e muito calor humano na cidade da luz, na terra do sol - Fortaleza - que espera (re) vê-las(os) e recebê-las(os) com carinho e hospitalidade. Até breve!

COMISSÃO ORGANIZADORA DO XX CBED

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O GEPED e seus impactos na graduação

O Grupo de Estudos desenvolverá pesquisas e produzirá material sobre os conhecimentos técnico-científicos das áreas de saber da Economia Doméstica (Alimentos e Nutrição, Desenvolvimento Humano, Têxteis e Vestuário, Saúde, Planejamento e Administração Familiar e Educação do Consumidor) com o objetivo de preparar um banco de dados, ou seja, uma biblioteca virtual, para pesquisas bibliográficas que atendam as atividades de ensino e pesquisa na academia; preparar artigos científicos e materiais educativos para publicação e utilização em atividades de extensão com famílias e grupos sociais. Espera-se que esta ação tenha um forte impacto na articulação teoria e prática, que seja um exercício de produção científica e ampliação das atividades de extensão do curso.

OBJETIVOS DO GEPED

- Criar um Grupo de Estudos em Economia Doméstica para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Graduação em Economia Doméstica.

- Criar um ambiente de aprendizagem para a produção de textos acadêmicos e de materiais sócio-educativos aplicáveis em ações de extensão.

- Aprofundar os conhecimentos das diversas áreas da Economia Doméstica e disponibilizar esses conhecimentos através de um ambiente virtual.

- Desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão visando realizar atividades sócio-educativas junto à indivíduos, famílias e grupos sociais organizados/comunidade.

O GEPED

O Curso de graduação em Economia Doméstica propicia uma formação generalista em áreas de saber relacionadas às necessidades básicas dos indivíduos, famílias e grupos sociais. A criação do GEPED torna mais acessível a busca e a utilização de referências e materiais didáticos/educativos para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. É fundamental que os estudantes vivenciem no período de sua vida acadêmica experiências enriquecedoras de ensino, pesquisa e extensão que contribuam com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos a serem postos em prática em beneficio da melhoria da qualidade de vida de famílias e grupos sociais. Este projeto possibilita um ganho significativo na formação e aprendizagem dos estudantes, à medida que se cria um ambiente virtual acessível à comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral. Constitui-se em um momento ímpar para estímulo ao hábito de leitura e escrita de textos acadêmicos e científicos, para o desenvolvimento da capacidade crítica, para a articulação dos estudantes entre si e com a sociedade. É uma proposta de busca da excelência na formação do estudante de graduação em Economia Doméstica.